GREVE CAIXA GERAL DE DEPOSITOS FRANCE

Les syndicats de la CGD France (FO, CGT, CFTC) ont appelé à une grève générale les employés de la succursale, le mardi 17 mai 2016, avec une présence d'environ 250 personnes soit la moitié des employés de la banque. D'autres personnes se sont joint au mouvement le 18 ainsi que le 19 mai 2016.
Cet appel à une mobilisation générale de la banque publique portugaise en France, vise à protester contre une importante dégradation salariale et des conditions de travail ces dernières années, mais aussi à l'impacte sur la santé physique et mentale des employés, sur le service rendu à la cmmunauté portugaise em France et surtout à la pérénité de la succursale.
Afin de pouvoir peser sur la balance et de faire bouger les instances au Portugal : le Conseil d'Administration de la CGD Portugal et le Gouvernement portugias (CGD banque d'Etat), nous demandons à nos collègues, à nos clients, à nos compatriotes portugais et nos amis français de signer cette pétition et de faire passer l'information à votre entourage, famille et amis.

Merci à tous

Os sindicatos da Caixa Geral de Depósitos em França (Força Operária, Confederação Geral do Trabalho e Confederação Francesa dos Trabalhadores Cristãos) chamaram a uma greve geral dos trabalhadores da Sucursal na terça-feira dia 17 de maio 2016 onde estiveram presenetes + ou - 250 pessoas, ou seja a metade dos empregados da banca. Outros juntaram-se hoje dia 18 de Maio. 

Este apelo à mobilização geral do pessoal da banca pública em França visa protestar contra a importante degradação salarial e das condições de trabalho a que se tem vindo a assistir nos últimos anos na Sucursal bem como o seu impacto na saúde física e mental dos trabalhadores, no serviço prestado à comunidade portuguesa em França e na perenidade da Sucursal.

Os sindicatos e as demais instâncias representativas do pessoal, nomeadamente a Comissão de Trabalhadores, alertam para o facto de as rédeas da Sucursal estarem desde há quatro anos a esta parte nas mãos de dirigentes que anteriormente prestaram serviço na instituição em Espanha (Banco Caixa Geral) onde se assistiu ao desastre que é do conhecimento geral com custos de centenas e centenas de milhões de euros para a banca pública e o país, dezenas de agências fechadas e a destruição de perto de meio milhar de postos de trabalho.

A repetição de um tal desastre em França interpela todos os trabalhadores e as suas instâncias representativas que não podem continuar a assistir, impávidos, ao crescimento vertiginoso que o crédito mal parado registou nos últimos três anos na Sucursal, a qual perde atualmente centenas de clientes ao mês e conhece um movimento de demissões do pessoal sem precedente na sua história de mais de quarenta anos.

Os trabalhadores dão o melhor da sua dedicação e esforço à Sucursal mas não podem continuar a tolerar que as remunerações milionárias concedidas aos seus dirigentes coexistam com a perda abissal do seu poder de compra e a degradação das suas condições de trabalho e exigem respeito para com eles e a emigração portuguesa em França, bem como uma gestão não danosa do banco público e a garantia da sua perenidade.

Afim de podermos ter mais peso e poder fazer mexer as instancias em Portugal : o Conselho de Administraçao da Caixa Geral de Depositos Portugal e o governo português, pedimos, aos nossos colegas, aos nossos clientes e aos nossos compatriotas portugueses e amigos franceses de assinar esta petiçao e de fazer passar a informaçao aos familiares e amigos.

Obrigado a todos.